domingo, 3 de maio de 2009

Qual é o computador mais rápido do mundo?

Para analisarmos corretamente, vamos começar com o computador colocado em sua mesa: o computador que usamos no dia-a-dia para navegar pela Internet, manusear tabelas, criar documentos, etc. A maioria das pessoas tem algo como um computador Pentium rodando o Windows ou um Macintosh. Um computador como este pode executar aproximadamente 100 milhões de instruções por segundo. Seu computador pode ser duas vezes mais rápido ou ter a metade desta capacidade, mas isso não é nada demais.

O computador mais rápido do mundo é muito mais rápido que isso, e ele está colocado bem em cima dos seus ombros! O cérebro humano é um maravilhoso computador - e o processador mais rápido disponível. Vamos ver um um exemplo:

Seu computador de mesa está apenas começando a atingir o ponto em que pode "entender" a voz, entender um ditado e transformar o que foi falado em palavras escritas. Ele pode entender apenas um interlocutor, que terá de treiná-lo por cerca de 20 minutos, e o programa de ditar cometerá uma grande quantidade de erros. Dessa forma, 100 milhões de instruções por segundo dificilmente podem lidar com um ditado.

Nosso cérebro, por outro lado, pode entender qualquer quantidade de interlocutores. Não necessita de treinamento e não cometerá qualquer engano. Pode até ser capaz de entender múltiplas línguas! Além do mais, a porção do cérebro encarregada da fala é apenas uma pequena parte do todo, pois o seu cérebro pode também processar complexas imagens visuais, controlar todo o nosso corpo, entender problemas conceituais e criar novas idéias. Nosso cérebro é constituído por pouco mais de um trilhão de células com 100 trilhões de conexões entre elas. Poderíamos fazer uma estimativa superficial e dizer que ele está gerenciando 10 quatrilhões de instruções por segundo, mas isto é realmente difícil de afirmar.

Na lista dos TOP 500 de 2006, que ranqueia supercomputadores pelo grau de velocidade, os três supercomputadores mais rápidos são:

  1. BlueGene/L da IBM - 360 teraflops
  2. BGW da IBM - 115 teraflops
  3. ASC Purple da IBM - 93 teraflops

Outro supercomputador, chamado MDG Grape-3, construído pela companhia japonesa RIKEN, tem uma velocidade máxima teórica de 1 petaflop (1 quatrilhão de operações por segundo), o que é três vezes mais rápido do que o BlueGene/L. Mas o MDG Grape-3 não pode estar nesta lista dos TOP 500, e o BlueGene/L permanece no topo do ranking com 360 trilhões de operações por segundo, o que é bastante rápido, mas não tão rápido quanto o cérebro humano.

Calendário

Como calcular o valor de seu site.

Calcule o valor para venda de seu site ou blog em:
http://www.webvaluer.org/br/

Qual o maior problema do país atualmente?